"O que é doutrina....?"

A doutrina nada mais é que o  ensino dos princípios divinos. 
Os termos "doutrina e "ensino" são a mesma palavra no texto original.
Quando a palavra de Deus fala de doutrina no singular, trata-se sempre da boa doutrina, da sã doutrina, da doutrina que é segundo a piedade ( 1 Timóteo 1:10 ; 4:6 ; 6:3 )
O apóstolo João, em sua segunda epístola, fala da doutrina de Cristo como sendo a verdade relativa à pessoa de Cristo vindo em carne à terra.
Diz, inclusive, que "todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus"
(2 João 9)
Quando a doutrina é mencionada no plural, sempre é uma questão de falsas doutrinas. 
 Doutrina várias e estranhas (Hebreus 13:9), doutrinas de demônios (1 Timóteo 4:1 - pela qual não nos devemos deixar seduzir.
Acerca dos primeiros crentes lemos que eles, antes de mais nada ,"perseveravam na doutrina doutrina dos apóstolos" ; quer dizer, no ensino proporcionado pelos apóstolos relativo à nova época em que estavam vivendo ( O Cristianismo )
Depois também lemos que eles " Perseveravam na .....comunhão, e no partir do pão e nas orações " ( Atos 2:42 )
Dentre os distintos aspectos  do ministério da Palavra de Deus, o ensino constitui o aspecto fundamental. É apresentado por aqueles indivíduos que Deus deu à Igreja como "mestres" - aqueles que ensinam (1 Corintios 12:28 ; Efésios 4:11 ).
O alicerce é o ensino sadio (a sã doutrina que um dia os homens nem mais suportarão 2 Timóteo 4:3)  e sobre esta base colocam-se as exortações e advertências "para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina,pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente" ( Efésios 4:14 )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

" A mulher rixosa "

" O Governo somos nós mesmos" (Isaías 3:6 - 3:12 - 4:1)